Bolo em Camadas de Chocolate com recheio de morango, brigadeiro e doce de leite

 

 

IMG_4823
E eis que um mês de todo o susto da chagada do meu filhote se passou. Agora olhando tudo que se passou parece que foi ontem, mas quando começo a pensar nos detalhes, nos perrengues.. foi tanta coisa, tanta adaptação, tensão, espera que parece que já faz bem mais de um mês de tudo. Tempo realmente é uma coisa relativa! (Como dizem: o quanto dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está. 😉 ) Mas enfim, mesversário do meu pequeno!

Sempre gostei bastante do DYI quando falamos em comemoração e mesmo apesar da correria do dia a dia, gosto de preparar nem que seja apenas uma coisa. Nos aniversários normalmente faço toda a parte de doces, bolo. Se o ânimo está maior, eu e meu marido enfrentamos a cozinha e preparamos tudo: já tivemos comemorações com a família em que fizemos um festival de massas, onde fizemos a massa do zero, strogonoff no aniversário das crianças, churrascos, feijoada…

O ponto é que sou old school e acho bem bacana comemorações que que damos o nosso toque, em que fazemos as coisas. Para ser bem honesta, não sou muito fã de festas em buffet, eles fazem com que me sinta em um rally (tem que cumprir todas as etapas no horário certinho), mesmo como convidada fico agoniada com esse negócio de “tem que ser agora”. Gosto mais daquelas comemorações de fundo de quintal (ou pela vida moderna, no salão do prédio) em que as coisas são mais livres, mais simples, e no tempo que elas precisam ser.  Se quisermos ficar conversando enquanto as crianças brincam, okay, sem problemas. Se precisarmos adiantar ou atrasar o parabéns, sem problema também. Essa sou eu. Até hoje não fiz o aniversário de nenhum de meus filhos em buffet, e a não ser que eles peçam veementemente, continuarei sem passar por isso (esse é meu ponto de vista, embora eu reconheça que é muito mais cômodo organizar uma festinha assim).

Mas voltando ao assunto do post, meu pequeno completou um mês, e embora ele não entenda nada do que acontece, achei por bem fazer um bolinho, juntar os irmãos e simbolicamente cantar um parabéns para o bebê, ainda mais por conta das turbulências do primeiro mês – ter passado por ele com certeza merece uma boa comemoração.  Poderia ter ido na padaria e comprado um bolinho x qualquer, mas para fazer jus ao meu espírito DYI, fiz o bolo em casa.  A receita saiu do livro da Magnolia Bakery, que como mencionei aqui, está passando por uma segunda chance (e pela segunda vez se saiu muito bem). O Recheio é o tradicional brigadeiro (que faço com chocolate em barra meio amargo – 53%), morangos e doce de leite. A massa não é muito doce, mas é bem úmida e rica, não necessitando ser molhada. O Recheio de brigadeiro feito com chocolate amargo – que por si só quebra um pouco da docura excessiva deste doce, morango e doce de leite (este último completamente opcional, mas que adiciona um sabor especial) formam um combo ideal, criando um resultado final balanceado, que nos faz querer ficar repetindo toda hora. O Naked cake é resultado de falta de tempo mesmo para finalizar o bolo, mas que acabou resultando numa versão rústica e ainda sim bonita do bolo. (E como está na moda, nem me saio tão mal assim)

 

IMG_4827

 

Bolo em Camadas de Chocolate com recheio de morango, brigadeiro e doce de leite

Ingredientes

Para a massa:

1 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de fermento em pó

1/2 colher de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

1 ovo, clara batida em neve

50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2/3 de xícara de açúcar mascavo (paerte ligeiramente na xícara ao medir)

50 g de chocolate amargo derretido e frio

2/3 de xícara de leite

1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

 

Para o Recheio

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga sem sal

100g de chocolate amargo cortado em pedaços

1 caixinha de morangos

1/4 de xícara de doce de leite argentino (completamente opcional)

 

Modo de preparo

Unte uma forma redonda de 13cm (com borda alta) e pre aqueça o forno a 180oC.

Em uma tigela misture todos os ingredientes secos: farinha, fermento, bicarbonato e sal. Reserve.

Coloque na batedeira a manteiga, o açúcar e a gema e bata até que fique claro e fofo. (aproximadamente 3 minutos). Adicione a baunilha e o chocolate derretido e bata até que esteja bem incorporado. Adicione os ingredientes secos em três partes, alternando com o leite: bata somente o suficiente para incorporar tudo.

Desligue a batedeira e incorpore a clara batida em neve. Coloque na assadeira e leve para assar até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar antes desenformar.

Enquanto o bolo esfrie, prepare o recheio: coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até o ponto de brigadeiro mole (quando começa a desprender da panela). Deixe esfriar antes de começar o bolo.

Corte os morangos ao meio no sentido do comprimento e reserve.

Montagem: Desenforme o bolo no prato de servir e corte ao meio. Coloque metade do brigadeiro (já em temperatura ambiente). Disponha as metades de morango por cima e caso vá usar doce de leite, derrame por cima dos morangos. Cubra com a outra metade do bolo e repita o procedimento: brigadeiro, morangos e doce de leite para finalizar.

Deixe um comentário