Série Faça em Casa – Extrato de Baunilha Caseiro e Açúcar Baunilhado

Dando continuidade à série “Faça em Casa”, desda vez posto dicas de como fazer extrato de baunilha caseiro.

Quando mais nova, lia receitas que pediam baunilha e a única coisa que me vinha à mente era a essência de baunilha de “vidrinho” que se compra em supermercado. Aquele gosto extremamente artificial…

Desde que comecei a me aventurar pela blogsfera, em especial por blogs de culinária, comecei a me questionar… será que a fava não tem o mesmo gosto da essência??!! (Doce inocência…). Nessas e outras resolvi comprar umas favas para testar na cozinha: sim o resultado e infinitamente superior… eu diria que nem são comparáveis. Mas quando pensamos no preço (aqui em SP uma fava sai por algo em torno de 10 “dinheiros” cada…), é algo a se pensar. Custa muito por tão pouquinho (o sabor compensa, gente, testem, mas ainda sim é caro).

Navega e navega na internet e descobri que vários blogs faziam referência ao extrato de baunilha caseiro. Bom pensando que a fava poderia ser usada por um bom tempo, resolvi investir e arriscar na preparação do meu próprio extrato.

Vou ser bem honesta: na primeira semana fiquei pensando que tinha jogado dinheiro fora que que esse negócio não ia dar certo. Mas continuei firme e forte esperando pelo tempo de “cura” do extrato. Ao final do 2º mês, s a prova que minha perseverância havia dado frutos: um aroma  extramamente intenso de baunilha e aquele tom marrom escuro que não deixava dúvidas: eu havia feito meu próprio extrato com muito sucesso!

Essa história toda começou em outubro do ano passado: e desde então apenas vou completando o vidrinho e colocando mais favinhas lá dentro. Ainda não retirei nenhuma, e a cada dia que passa o extrato fica cada vez melhor. Acredito que uma hora precisarei retirar as favas antigas, mas elas ainda têm o aroma da baunilha, embora menos acentuado que as favas novas, mas ainda sim, contribuem para o extrato.

Depois de toda essa história… fica a mensagem: se vocês curtem cozinha… não deixem de preparar seu próprio extrato. Um simples bolinho de baunilha nunca mais será o mesmo….

Extrato de Baunilha Caseiro

Ingredientes:

3 favas de baunilha, abertas nos entido do comprimento, mas sem separar as metades. (não raspe as sementinhas)

500 ml de vodka triplamente destilada (algumas referências dizem que se pode usar rum ou cachaça suave, mas eu prefiro a vodca por ser neutra)

Paciência para aguardar o prazo (essa é muito importante!)

Modo de Preparo

Coloque as favas dentro de um vidro com tampa e esterelizado. (eu uso um vidro de azeite que lavei muito bem, fevi e esterelizei antes de usar). Adicione a vodca. Chacoalhe o vidro e guarde em um lugar fresco e escuro.  As favas devem curtir na vodca por dois meses antes de usar. Caso se lembre, acada dois ou três dias, pegue o frasco e agite e coloque novamente no cantinho escuro.

Depois de pronto, a cada uso, é apenas necessário completar com mais vodca e deixar o seu extrato quietinho repousando e esperando o próximo uso.

Extrato Caseiro

O que vem a seguir, não é uma receita, mas uma dica que irá também enriquecer várias receitas.

Depois de fazer uma receita em que se usou a fava o que fazemos? Jogamos no lixo??!! Claaaaro que não! Essa fava usada ainda contém muito aroma de baunilha e jogá-la fora seria um desperdício sem fim. Então o que fazer? Colocá-las no pote de açúcar!

No supermercado não pagamos uma pequena fortuna por um potinho mísero de açúcar baunilhado, que tem aquele gosto artificial? Com essa dica, podemos ter um quilo de açúcar baunilhado sem o mínimo esforço. Como? Após usar suas favas, lave-as em água abundante para retirar qualquer traço de leite ou afins que elas possam ter, deixe secar naturalmente e as jogue dentro do pote de açúcar. Depois de umas semanas, percebe-se um aroma fantástico de baunilha emanando do açucareiro. Se uma receita pedir para usar favas, troque todo o açúcar da receita por este novo açúcar baunilhado e o resultado vai ser muito bom!

Fim mais que digno para as favas já usadas....

About these ads

18 respostas em “Série Faça em Casa – Extrato de Baunilha Caseiro e Açúcar Baunilhado

  1. Pingback: Extrato de baunilha caseiro « É difícil mas dá

  2. Pingback: Mini Cheesecake de Frutas Vermelhas « Cozinha by Ana

  3. Pingback: Panqueca Americana « Cozinha by Ana

  4. Pingback: Cup Cake Hi-hat « I Love Cup Cake

  5. Eu fiz o extrato de baunilha com vodka , ja esperei 3 meses mas o gosto esta muito forte de vodka e nao tem gosto de baunilha. O que sera que aconteceu…

    • Salete, não sei o que pode ser.. o meu extrato é feito com Vodka também (uso uma com destilação tripla, vendida em qqr mercado… ;-)
      O meu extrato já tem três anos que eu apenas compelto o vidro com mais vodka ou favas de baunilha, e o aroma é extatamente o das favas. É possível sentir sim o cheiro do alcool, mas nada em excesso…
      Tente mudar a vodka que vc está usando. Se te incomodar muito, mude para alcool de cereais…
      Espero ter ajudado!
      Abs

  6. Pingback: Semifreddo de Chocolate com Praliné de Amêndoas « Cozinha by Ana

  7. Pingback: Biscoitos Amanteigados de Especiarias | Cozinha by Ana

  8. Pingback: Bolo de Morangos « Cozinha by Ana

  9. Olá, como tb gosto de compartilhar, faço parte da rede ecológica e conseguimos achar um fornecedor de favas de baunilha orgânicas em que acima de 200,00 reais não se paga frete, pelo menos para o rio de janeiro. A fava sai a um preço muito menor do que a do mercado, entra no site http://www.valeso.com.br

    Fica a dica para quem gostar de produtos que não fazem mal a natureza e consequentemente a nós!

    Obrigada pela dica da essencia, foi fazer!!!

  10. Pingback: Bolo de cenoura, abóbora e especiarias | Cozinha by Ana

  11. Pingback: Bolo Mesclado de Chocolate e Laranja | Cozinha by Ana

  12. Pingback: Waffle Belga (Belgian Waffles) | Cozinha by Ana

  13. Pingback: Série Faça em Casa: Caramelo com Flor de Sal (e um café gelado com caramelo – ou Iced Caramel Machiatto) | Cozinha by Ana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s